ActualidadeNacionalSaúde

39 profissionais de saúde cubanos chegam a Moçambique

Carregando a bandeira de seu país, os 39 profissionais de saúde cubanos chegaram na tarde de segunda-feira ao país, com a missão de apoiar na luta contra a Covid-19.

Nos últimos dias, a tendência de casos positivos e de mortes por covid-19 tende a baixar, graças ao esforço e dedicação dos moçambicanos na prevenção. No entanto, o objectivo é não parar a luta que tem sido travada no país deste 23 de Março de 2020, dia em que foi anunciado o primeiro caso positivo em Moçambique.

São no total 43 profissionais de saúde de nacionalidade cubana, que se encontram no país, sendo que o primeiro grupo chegou a moçambique a 24 de Janeiro, altura em que o país viveu um aumento exponencial do número de casos.

 

Momento da recepção dos profissionais de saúde cubanos em Maputo (Fonte: O País)

“No âmbito da operacionalização das medidas urgentes, de excepção, necessárias e proporcionais à situação para prevenir a propagação da COVID-19, salvaguardando a vida humana, saúde pública e assegurando o funcionamento dos serviços, o Ministério da Saúde definiu esta equipa a ser colocada nos centros de tratamento de pacientes com COVID-19 a nível nacional”, explicou Zacarias Zindoga, secretário permanente do Ministério da Saúde que esteve na recepção dos profissionais cubanos, acrescentando que os mesmos vão trabalhar em regime de transturno nos locais identificados. (Fonte: O País)

A equipa de cuidados e tratamento intensivos será distribuída por 15 centros de isolamento e tratamento de pacientes infectados pelo vírus da SARS-COV-2, existentes no país. O apoio é resultante da cooperação entre os dois países.

Deixe o seu comentário.