Azagaia: última despedida acontece hoje em Maputo
Foram realizadas nesta terça-feira as cerimónias fúnebres do cantor e activista moçambicano Edson da Luz, mais conhecido por Azagaia, . Azagaia perdeu a vida no início da noite do passado dia 09 de Março, em sua residência, no bairro Khongolote.
Azagaia foi uma das vozes que mais inspirou o povo moçambicano com a sua crítica aberta contra a governação do país, tornando-se famoso pelo o tema “O povo no poder”, inspirado por violentas manifestações que ocorreram na cidade e província de Maputo, interrompendo todas as actividades.
Conhecido como “A Voz do Povo”, a sua despedida contou com milhares de fãs e admiradores que desde às 6:30 da manhã encontraram-se no Conselho Municipal da Cidade Maputo, a capital de Moçambique.
As pessoas acompanharam a sua urna num desfile repleto de homenagens, manifestações, lágrimas de dor e luto e muitos aplausos pelo reconhecimento do seu papel como herói da nação. Diversas vezes foram ouvidas vozes em uníssono que repetiam os versos das suas canções, gritando e batalhando, como forma de garantir que Azagaia nunca será esquecido.
Durante o percurso do desfile, a polícia efectuou bloqueios e disparou gás lacrimogénio contra a população que se encontrava a marchar rumo a presidência da república. O objectivo era homenagear os feitos do rapper Azagaia e de manifestar o seu descontentamento com a forma de governação. O bloqueio feito com camiões blindados obrigou a marcha a recuar e ao desvio do bloqueio, atitude que foi extremamente criticado em todas as redes sociais.
O povo moçambicano fez uma caminhada de 20 km até ao cemitério de Michafutene para dar o último adeus e acompanhar “O Homem Da Voz que Nunca Vai Se Calar” até à sua última casa.