ActualidadeEconomia

Banco de Moçambique mantem taxa de juro

O Banco Central decidiu ontem, 29 de Março, no Comité de Política Monetária, manter a taxa de juro em 17,25%.

Com base nas perspectivas de inflação a longo prazo no país mantem-se taxa de juro de política monetária, ou taxa MIMO. Espera-se que a médio prazo tenha-se a inflação de um dígito.

Banco de Central de Moçambique

Além do índice inflacionário, o Banco de Moçambique sustenta-se no agravamento de alguns riscos associados às projecções inflacionárias e no aumento da pressão sobre a despesa pública.

O Banco Central anunciou ainda que os riscos e as incertezas relacionadas às projecções da inflação foram agravadas. Destacam-se os efeitos dos desastres climáticos recentemente verificados no país sobre os preços dos bens e serviços no curto prazo. Salientam-se também as incertezas dos efeitos das variações dos mercados financeiros internacionais e do prolongamento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

No mês de Fevereiro, foi verificado o aumento da inflação anual de 9,78% até 10,30%, causado pelo aumento de preços devido aos efeitos climáticos.

Espera-se a médio prazo que a inflação se mantenha em um dígito com as medidas tomadas em Comité de Política Monetária. A expectativa é de estabilidade cambial e de tendência de redução de preços de mercadorias no mercado internacional.

O Comité de Política Monetária vai continuar a monitorar os riscos e as incertezas que evoluem associados às projecções da inflação. Em situações necessárias, procederá com as medidas correctivas

Deixe o seu comentário.