111 golfinhos morrem em circunstâncias estranhas na ilha de Bazaruto
Os golfinhos que apareceram na praia na manhã de domingo, morreram em circunstâncias não identificadas pelas autoridades responsáveis pela população marinha .
A população do norte da ilha do Bazaruto, reportou às autoridades sobre mais de 30 golfinhos presentes na praia, na manhã de domingo. Entretanto, quando chegaram à praia, 25 já estavam mortos. Contudo, sete golfinhos foram devolvidos ao mar.
Semelhantemente, foram encontrados 86 golfinhos, no dia 23 de Fevereiro, pela inspecção e patrulha feita pela equipa do Parque Nacional do Arquipélago do Bazaruto, na costa oeste da ilha.
Todos os golfinhos encontrados são da mesma espécie, stenella longirostris, e morreram sob circunstâncias semelhantes.
Ainda não se sabe quais são as causas da morte dos golfinhos. Foram feitos testes nas vísceras dos animais, autopsia nos intestinos e estes também não apresentavam sinais de ferimentos a olho nu.
Uma possível causa da morte dos golfinhos é a passagem do ciclone Guambe, que agitou as águas naturalmente calmas, da ilha de Bazaruto. Também se propõe a possibilidade de o grupo ter sofrido o ataque de algum animal marinho e na tentativa de defesa, seguiram o seu líder até a costa.
Uma equipe de investigação foi formada pelo Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, Ministério da Terra e Ambiente (Administração Nacional das Áreas de Conservação), Universidade Eduardo Mondlane, dois especialistas em mamíferos marinhos da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), mais alguns investigadores e especialistas locais.
Com a finalidade de apurar melhor as causas da morte, amostras extraídas dos golfinhos serão enviadas ao laboratório.
Os golfinhos foram enterrados na praia, logo depois de terem sido feitos os devidos exames.