ActualidadeNacional

Foram confiscadas cerca de 80 tartarugas na posse de um cidadão português em Nampula

Na passada sexta-feira, dia 05 de Fevereiro do ano em curso, foram encontradas 79 tartarugas terrestres, na residência de um cidadão de nacionalidade portuguesa, na Ilha de Moçambique, província de Nampula.

Tartaruga irradiada

As tartarugas foram resgatadas graças a um trabalho da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), em colaboração com o Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e com a Procuradoria Distrital da Ilha de Moçambique.

Tartaruga irradiada

As tartarugas, da espécie astrochelys radiata, ou tartaruga irradiada, eram criadas pelo indiciado há mais de 20 anos e o mesmo buscava legalizar a sua produção para iniciar a comercialização dos répteis.

A espécie de tartaruga irradiada, originaria e abundante no sul de Madagáscar, é uma das espécies que pode viver por mais de 180 anos. Actualmente, encontra-se em risco de extinção devido a destruição do seu habitat natural e devido à caça furtiva.

Em Moçambique, é possível comercializar uma tartaruga terrestre por mais de 50 mil meticais.

 

Neste momento, o acusado encontra-se encarcerado e as tartarugas aguardam para serem devolvidas ao Madagáscar, local da origem da sua espécie.

 

Deixe o seu comentário.