Linhas Aéreas de Moçambique – Processo da nova gestão inicia hoje
A partir de hoje, iniciam-se as transformações na companhia aérea moçambicana Linhas Aéreas de Moçambique – LAM, a serem realizadas na gestão feita pelo grupo sul africano Fly Modern Ark.
O anúncio da mudança de gestão da LAM foi efectuado pelo Governo no início do mês de Abril. Desde já, apenas se conhece o novo gestor e algumas das acções que estão previstas.
À primeira vista, sabe-se que a gestão será compartilhada com alguns membros da antiga gestão.
Serão introduzidas novas aeronaves no espaço aéreo moçambicano. Igualmente será importado o equipamento para realizar as operações e com a melhoria tecnologia, espera-se melhores capacidades de operar o comércio.
A princípio, Mateus Magala, ministro dos Transportes e Comunicações, fez a introdução dos novos membros da gestão à equipa da LAM e espera-se que esta nova comissão consiga fazer o levantamento das necessidades reais da empresa moçambicana.
Desde já, o ministro anunciou que uma das estratégias de reconstituição da LAM é a redução da tarifa das passagens de avião.
Actualmente, a LAM não apresenta condições que favoreçam a sua privatização. Uma das razões para essa observação é a existência de dívidas estimadas em 300 milhões de dólares.
Dessa forma, o Governo optou pelo modelo de gestão que relacionasse um grupo privado e mantivesse os interesses da empresa, sem desestruturar a companhia pública.