Gastronomia

Pilão

O pilão é o instrumento usado para esmagar diversos tipos de ingredientes para alimentos típicos de Moçambique. O esmagamento é realizado com o auxílio de um “pilador”. Se a tarefa for de difícil execução, ou então, o grão for muito no pilão, pode ser esmagado por duas ou mais pessoas.
É comummente colocado nos quintais, e usado pelas mulheres na preparação dos alimentos.
A nossa gigante almofariz é feita de madeira, e o material esmagador, o “pilador”, também feito da mesma madeira, é de constituição lisa e tem certa de 1,5 m de altura.

O pilão é usado para esmagar cereais como milho, mapira, arroz, esmagar folhas de mandioqueira, amendoim, farinha de mandioca, entre outros alimentos.

Antes e depois do preparo destes alimentos, é necessário proceder com a correcta higiene do instrumento, lavando-o com água e sabão e enxugando com um pano ou deixando-o a secar ao ar livre.
O armazenamento pode ser feito com outros utensílios de cozinha. Geralmente, um pouco mais distante dos outros, por este ser de grande porte e pesado. Quem tem uma área de serviço, dependência ou cozinha externa, costuma armazena-lo nestes lugares.

Deixe o seu comentário.