ActualidadeNacional

Município destrói casas construídas em locais impróprios em Chiango

Os moradores do bairro do Chiango e proprietários das obras foram surpreendidos na manhã de hoje com a demolição das suas casas, no bairro do Chiango, Costa do Sol, na cidade de Maputo.

Imagem que circula na rede social WhatsApp

 

O bairro do Chiango já vem sendo palco de conflitos de terra há alguns anos, devido ao seu recente adquirido título de zona nobre.

Entretanto, desta vez, o motivo não foi a ausência de DUAT (Direito de Uso e Aproveitamento de Terra), muito menos uma dupla atribuição de DUAT, o que vinha sendo uma causa muito comum para a geração de conflitos.

A situação é mais gravosa, pois não se trata de ânimos da população, mas sim da fúria da natureza que precisa ser contida. Ou seja, as nobres e luxuosas construções do bairro do Chiango, obstruem a passagem de água das chuvas, que eram depositadas no rio Chiango e no mar, que por sinal, é bem vizinho ao bairro.

Imagem que circula na rede social WhatsApp

A realidade é que no bairro do Chiango, na tentativa de obter uma resolução de conflitos, o município de Maputo começou a atribuir DUATs aos donos dos terrenos.

Porém, não se garantiu a continuidade da drenagem natural existente nas bacias destas terras, o que resultou em inundações recentes no bairro e na invasão das enxurradas nas casas dos mais desfavorecidos desta área.

Não só os mais pobres, como também os mais ricos sofreram com as enchentes das águas, porque tiveram os seus quintais e ruas invadidos e preenchidos pelas águas das chuvas que insistiram em não se infiltrar ou se encaminhar para o seu local de deposição por dias.

Deixe o seu comentário.